quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Qual o seu estilo?


Tenho recebido alguns emails com dúvidas a respeito de estilo, acho que o último post do guarda-roupa deu uma balançada e todo mundo viu que tem milhares de coisas e que algumas não tem sentido estar ali!
Mas o legal é que quando há alguma dúvida e a gente está disposta a aprender é só se analisar bastante, experimentar e se seguir adiante, certo?
Não quero de maneira alguma enquadrar as pessoas em nomenclaturas de estilos ....vamos pensar, analisar e ver o que realmente faz sentido para cada um de nós!

Para começar :

Segue duas fotos da mesma menina ( site sartoalist), que mudou seu estilo de vida e seu visual.


Feb, 2007
Aug, 2007
Ela conta que se mudou de Chicago para NY e que a mudança do seu visual ocorreu por alguns fatores.
  • Deixou de comprar tanto em lojas de shopping e começou a comprar mais em lojas de rua.

  • O fato dela não conhecer ninguém ...não existia o receio de ser rotulada ou de saber o que as pessoas estão pensando ou falando : "Isso não é você " ou "Você mudou".

  • E que essa mudança fez com que ela analisasse quem ela era e o que ela realmente queria ser!
O mais legal é que se vocês observarem nas fotos, reparem como na segunda foto ela está mais confiante, parece que realmente se encontrou!


Agora eu pergunto :

Qual são as razões para não mudar?
Quem realmente a gente quer ser ( visualmente)?

Quais são as dificuldades?

*A partir das nossas respostas, vamos adiante nos estilos ! Uhu!

obs: Quem quiser ler na íntegra está aqui http://thesartorialist.blogspot.com/2007_08_01_archive

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Repensando o guarda-roupa ! Parte III


Você compra muito por impulso?

Acho que todas nós já passamos por uma vitrine em promoção e ficamos tentadas em achar qualquer peça que fique bem e que se ajuste no corpo, mas mesmo não estando 100% legal no corpo e gostando mais ou menos, levamos para casa e nem pensamos muito com que iremos coordenar, afinal estava em uma super promocão!

Pode ser que a peça seja usada uma vez ou vai ficar lá no guarda-roupa com etiqueta, mas temos a promessa em nossas cabeças que um dia iremos usar!

Comprar por impulso acontece e não é nada tão grave, mas se você compra demais por impulso acaba tendo um guarda-roupa que nada coordena com nada e que na maioria das vezes as peças não favorecem seu estilo e corpo!
Portanto, compre somente aquilo que você realmente gosta, que fica bem na sua silhueta e que tenha a ver com seu estilo!


E finalmente .....


Após refletir sobre aquilo que você tem no seu guarda-roupa, o que você realmente usa, seu estilo e como você quer se expressar através das suas roupas é hora de colocar a mão na massa e :


Analisar e separar as peças- Faça uma pilha do que vai embora e do que vai ficar

Criar novas coordenações- Depois de olhar tudo...pense em coordenações diferentes, inclua um acessório novo - se você tiver tempo fotografe tudo e monte um livrinho com suas coordenações que você não havia pensado ainda!

Cuidar ao dobrar ou pendurar as peças- Veja se cada peça está sendo guardada de forma adequada. Guardar as peças de qualquer maneira pode criar vincos e dobras indesejáveis.

Organizar- Pode ser por cores, por estilos, pelas texturas- encontre a maneira que você irá se identificar melhor e perder menos tempo !


Pronto...agora seu guarda-roupa estará mais organizado e você com tempo otimizado!

Repensando o guarda-roupa ! Parte II

Depois de um tempo longo ( isso não irá mais ocorrer) sem postar irei continuar com o assunto sobre o guarda-roupa!


Depois das 3 perguntinhas que eu deixei para todo mundo pensar no assunto, vamos para outras questões que são importantes:


Você é emocionalmente apegada com suas roupas?


Muita gente acumula muitas roupas que sabem que não irão usar mais, mas por algum motivo não conseguem se desfazer. Seja pelo fato que ganhou de uma pessoa querida ou que vivenciou um fato importante na vida com aquele peça !

Se você se encaixa nesse perfil acho importante considerar 3 alternativas:



  • Mantenha guardadas em uma mala e coloque no maleiro para não ocupar mais espaço no seu guarda-roupa.

  • Guarde somente aquelas que representam algo muito forte para você.

  • Livre-se de todas e pense no bem que você fará para outras pessoas doando tudo!

Você mudou ? Seu estilo de vida mudou?


Todos nós estamos sempre em processo de mudança, aprendendo a cada dia do que gostamos, do que é importante e o que realmente faz sentido para nós!


Mas se você mudou radicalmente seu modo de pensar sobre si mesma, sobre sua aparência, seu ritmo de vida e de como se veste, fatalmente as roupas que estão no seu guarda-roupa não conseguem expressar a sua nova fase!



  • Comece a comprar roupas que fazem sentido para você nesse momento e que expressam quem você é

* Se tiver dificuldade em como começar ou mesmo tiver vontade de fazer uma consultoria de imagem - Me mande um email e tentarei ao máximo ajudar! :)


Você anda sem tempo para alguns ajustes/consertos?


Seu armário tem um monte de roupas que precisa de pequenos consertos? Quando vai vestir aquela camisa você se depara com a falta de um botão? Ou a calça está com a barra ainda por fazer ?


Se você se encaixa nesse perfil, aconselho a juntar todas as peças que podem ir para o conserto ( falta de botão, barra por fazer, peças que podem ser tingidas, descosturadas e etc).


Se o problema for a falta de tempo de levar as peças, já existem algumas costureiras que fazem o serviço na própria residência!


E as roupas que não tem solução para o conserto, essas com certeza terão que ser descartadas!


Você está esperando emagrecer ?


Esse perfil muitas de nós se encaixam e vivemos numa luta contra a balança e com o guarda-roupa !


Às vezes o fato de termos que sair para comprar uma peça de roupa num tamanho maior que não corresponde com o que vestíamos ou queríamos vestir é tão frustante e desanimador que acabamos adiando e vamos tentando usar algumas coisas que nos restam no guarda-roupa!


Infelizmente o que acaba com um visual de uma mulher que está mais gordinha são os dois extremos : Ou tudo muito apertado ou tudo extremamente largo!


Eu acho que ter uma peça menor como um incentivo para o processo de emagrecimento é super válido , mas ter um guarda-roupa repleto de peças que denigrem a imagem e o look não é nem um pouco legal!


Se você está passando por isso, aconselho comprar poucas peças no tamanho mais adequado e investir em acessórios para ir mudando o look das peças conforme vai emagrecendo!