terça-feira, 28 de julho de 2009
Sua atitude
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Sua imagem vai além das suas roupas- III
Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no meio corporativo e permeia por todos os meios seja formal, informal, pessoal e etc.
Por ser a mais utilizada é onde se encontra os maiores erros, falta de postura e em muitos casos é utilizada como "escudo" para não ser necessário falar pessoalmente criando uma barreira de comunicação.
O email é prático e ótimo para se trabalhar, mas há vários conteúdos que é melhor não comunicar usando seu email profissional, use o seu pessoal e mesmo assim tem alguns assuntos que acredito que devem ser evitados.
Nunca use seu email profissional para:
-Fazer fofocas ou críticas de colega de trabalho ou chefe.
-Descorrer sobre seu momento emocional.
-Questões confidenciais ou particulares.
-Correntes, piadas ou gozações.
-Assuntos que possam ser mal compreendidos. É melhor ter uma conversa direta com a pessoa, pois num texto há grande chance de ser mal interpretado- Até mesmo aqueles que são bem redigidos correm esse risco.
-Nunca use adjetivos para se dirigir a pessoa como: Querida/Querido, Flor, Gata/Gato- Nada mais infantil e brega do que receber um email começando dessa forma.
-Emails profissionais é bom e educado responder em até 24 horas. Se por algum motivo (férias, reuniões externas, viagens de trabalho e etc) você não poderá responder seus emails com agilidade, deixe uma mensagem automática e um email de alguma pessoa que irá auxiliar com o seu trabalho ou um telefone.
- Maneiras de finalizar o email: Aqui no Brasil é comum as pessoas se despedirem com "beijos", não é horrível se despedir dessa forma no email, mas faça isso somente se você tiver bastante intimidade com a pessoa. Ainda é mais seguro responder "Obrigada/Atenciosamente"- A força do hábito pode causar uma situação embaraçosa quando enviar"beijos" para alguma pessoa que é ainda um primeiro contato ou com nível de formalidade alto.
Claro que todas essas sugestões são para serem inseridas no seu contexto de trabalho e a proposta não é para ser um quartel cheio de regras e muitas formalidades. Mas acreditem as pessoas notam quem têm uma postura diferente e adequada, além disso suas atitudes são a assinatura do seu trabalho. É como você tivesse "endossando" com seu nome suas atitudes, comportamento, roupas, imagem, postura e etc.
Pense nisso e aplique no seu dia-a-dia!
Sua imagem vai além das suas roupas- II
- Nada pior que usar o telefone na empresa para ficar falando com a mãe, com a vizinha, com amiga, namorado ou marido. Se for rápido é claro que não tem problema, mas geralmente com pessoas mais próximas temos muito assunto e falamos bastante, por isso muito cuidado. E em hipótese alguma se discute relação pelo o telefone, mesmo que o motivo seja grave.
- Falar e rir alto ao telefone. É uma situação extremamente desagradável você ser obrigado a ouvir a conversa do seu colega de trabalho que está falando nas alturas e rindo super alto. Isso realmente faz quem está ao lado perder a concentração, além de ser muita falta de educação.
- Seja breve e ao atender sorria. Quando se atende o telefone e você sorri, o timbre da voz sai diferente, mais leve e simpático, pode ter certeza que a conversa pode fluir melhor.
- Se não puder/ quiser atender uma pessoa- Diga que não está antes de saber quem está do outro lado, nada mais desagradável do que a telefonista/recepcionista perguntar quem é primeiro, a pessoa se indentificar e aí falar que você não está. Isso serve para os telefones que são transferidos, se seu número for direto você terá que atender e sorrir independente de quem está do outro lado da linha!
Sua imagem vai além das suas roupas- I
Mas uma das coisas que cada vez mais precisamos abordar quando se trata sobre "Imagem e Comportamento Corporativo" são as atitudes das pessoas em relação a telefone na empresa, email e celular!
A tecnologia está aí para nos ajudar e facilitar tudo em nossa volta, mas nos deparamos com pessoas que acabam se perdendo nesse mundo tecnológico e denigrem sua própria imagem.
Falando especificamente sobre celular:
-É muito comum as pessoas em reunião, sala de aula ou mesmo em almoço de negócios deixar o celular tocar em volume alto, atender e fingir que nada aconteceu.Se realmente você vai receber uma ligação importante, deixe no módulo silencioso/vibratório e avise a pessoa com quem você está tendo a reunião ou almoçando que irá receber uma ligação e que é importante atender! É muito mais educado e transmiti uma consideração com a pessoa.
- Toques de celulares: Cuidado com toques de celulares do tipo: "Minha eguinha pocotó" "Dança do Siri" "Hino de time" e etc.
Pode ser engraçado e divertido, mas deixe para os fins de semana ou depois do expediente, além de denegrir muito a imagem do funcionário, na hora pode parecer que todo mundo gostou, achou engraçado, mas pode ter certeza que depois irão fazer algum comentário maldoso.
-Evite falar alto demais, e se o seu celular for rádio não deixe no viva voz, ninguém é obrigado a escutar sua conversa e ouvir aquele barulhão.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Sumiço Temporário
terça-feira, 7 de julho de 2009
Apostem na Maquiagem!
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Maneiras de afinar a silhueta
1)Cores médias misturadas com cores vivas, as cores vivas tem que ficar próximo ao rosto, pois a cor viva vai chamar a atenção do outro e automaticamente a pessoa fixa o olhar nesse ponto- Pode ser um colar, brincos, lenços- acessórios em geral.Na consultoria chamamos de ponto focal.
2)Tecidos mais maleáveis- Tecidos muito justos e estruturados tendem a marcar a silhueta.
3)Camisas e blusas mais alongadas. Evite as que terminam na linha do cós da calça, tem que ser um pouquinho mais para baixo.
4)Linhas e detalhes na vertical, como decotes em V, fileira de botões, casaco/cardigã abertos, pences de camisas são ótimos para afinar.
5)Saias e vestidos tem que ficar sempre na metade dos joelhos ou um pouquinho acima. Se a saia ou vestido parar no meio da panturilha dá uma sensação que a pessoa é menor e mais larguinha.
Mais sobre comprimentos de saias e vestidos aqui e aqui
6)Calças retas e mais largas (nada em excesso).A calça não pode afunilar na panturilha/tornozelo.
7)Saias retas ou em A - No quadril tem que ter pelo menos 5 cm de folga para a pessoa poder sentar e se sentir confortável.
8)Se possível sempre deixar pulsos, pescoço e peito de pé à mostra- Deixar a pele dessas regiões aparecendo transmite visualmente uma sensação que a silhueta é mais fina.
*Faça o teste dobrando um pouquinho a manga da camisa e colocando um sapato que mostra mais o peito do pé.Observe o antes e depois, e compare se não transmite uma sensação que visualmente a silhueta está mais fina!
Looks interessantes- Ambiente Formal
Alguns looks interessantes para ambiente formal, mas sem a monotonia do terninho preto. (clica na imagem para ver maior)
10 Itens básicos para um guarda-roupa formal:
1 Calça de alfaiataria
1 Saia
2 Camisas: branca e uma outra cor que destaque seu tom de pele
1 Bom terno
1 Cardigã
1 Casaco (trench coat ou similar)
1 Vestido na altura dos joelhos
1 Pashimina
1 Cinto
E para complementar esse guarda-roupa, acrescente acessórios que tenham a ver com a sua personalidade, uma boa bolsa e um bom sapato!
Para refletir
Agora para refletir um pouco:
"Se você não se vestir bem durante a semana, é improvável que esteja bem vestida no sábado à noite". A frase da editora de moda Diane Vreeland não deixa espaço para discussões.
Vestir-se adequamente no ambiente de trabalho é precondição para quem quer se dar bem profissionalmente.
Discrição é fundamental e qualquer excesso, por mínimo que seja, é inadequação.
Esse trecho é do livro, Confindencial- Segredos de Moda, Estilo e Bem-viver, de Constanza Pascolato. Acho que não precisa dizer mais nada né?
O livro é muito bom, já li tudo! Eu recomendo! :)
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Looks que estragam a imagem- Parte II
* Calça apertada demais enrugando e repuxando as costuras, transmite uma imagem de falta de cuidado consigo mesma e parece que a pessoa está presa na roupa.
* Calça larga demais aumenta onde não precisa aumentar, geralmente nas áreas do bumbum, quadril e pernas .Também transmite uma imagem de desleixo.
* Calça sem fazer a barra deixam uma sobra de tecido no tornozelo e nos pés, dá uma sensação que tudo tá embolado nessa região, além de deixar visualmente a pessoa mais baixa do que realmente é.
Blusas transparentes: Muito cuidado na hora de usar esse tipo de roupa, para a maioria das pessoas é difícil compor um look de forma que fique sofisticado e não vulgar, portanto evite em local de trabalho.
Excessos de perfume e maquiagem: Nada em excesso é bom, e todo mundo sabe disse, mas quando se trata de perfume as pessoas esquecem e passam da conta! Cuidado principalmente com perfumes doces.
A maquiagem em excesso também pode transmitir uma imagem muito "over", sou muito a favor de usar diariamente maquiagem, mas use com naturalidade e realce seus melhores traços. Nada de cara lavada!
Looks que estragam a imagem- Parte I
Estampas chamativas: Estampas muito chamativas são lindas para usar num dia ensolarado de final de semana, para passear e tomar um sorvete. Mas em ambiente de trabalho formal prefira estampas pequenas e médias, o restante do look fica interessante coordenar com tons que tenha na própria estampa.
Nunca usar decotes exagerados e roupas sexy: Na era do "silicone"e do culto ao corpo, algumas mulheres exageram no decote e no comprimento de saia/vestido, cuidado na hora de escolher roupas que revelam muito o seu corpo.
Roupas muito sexy transmite automaticamente uma imagem sedutora e até mesmo errada de quem é a pessoa.
Uma pesquisa feita pelo o Professor de psicologia, Peter Glick, da Universidade Lawrence constatou que mulheres que usam roupas muito sedutoras são vistas como menos inteligentes e competentes em relação as outras mulheres que são mais discretas.
obs: Se optar por alguma blusa decotada, use por baixo uma regatinha fina.
Terninhos de cor clara (beges/brancos): CUIDADO, CUIDADO, CUIDADO! Nada pior que terninho todo claro marcando a lingerie e celulite das coxas e bumbum! Na hora de comprar, verifique o forro da roupa e veja se não fica transparente, outra opção é usar lingeries sem costura.
Fonte: blog da ilana, getty images, google